pag bet -AI Photo:VCGNa quarta-feira, o Parlamento Europeu votou para adotar o tão esperado AI Act, que se au

Lei da UE sobre Ipag bet -A aborda riscos potenciais e elev

AI Photo:VCG

AI Photo:VCG


Na quarta-feira,pag bet - o Parlamento Europeu votou para adotar o tão esperado AI Act, que se autointitulou "a primeira lei global abrangente sobre IA." Observadores chineses disseram que o ato estabelece uma estrutura baseada em risco para IA que ajudará a evitar que a tecnologia de rápido crescimento prejudique os interesses humanos, mas ao mesmo tempo adiciona mais obstáculos e custos para empresas de tecnologia, principalmente dos EUA e da China, para entrar no mercado da UE.

"A Europa AGORA é um padrão global na IA", escreveu Thierry Breton, comissário europeu para o mercado interno, no X.

O AI Act visa controlar a IA com base em seu potencial para causar danos à sociedade, com regulamentações mais rígidas para aplicações de maior risco. As tecnologias de IA que apresentam um risco significativo para os direitos básicos, como aquelas que envolvem processamento de dados biométricos e obtenção não direcionada de imagens faciais da Internet ou imagens de CFTV para criar bancos de dados de reconhecimento facial, serão proibidas, de acordo com o Parlamento Europeu.  

Sistemas de IA de alto risco em setores críticos, como infraestrutura, educação, saúde e aplicação da lei, devem atender a requisitos rigorosos. Serviços de baixo risco, como filtros de spam, enfrentarão menos regulamentação, pois espera-se que a maioria dos serviços se enquadre nessa categoria.  

A legislação também aborda os riscos associados a ferramentas de IA generativa e chatbots, exigindo transparência dos produtores de sistemas de IA para fins gerais sobre o material usado para treinar seus modelos e conformidade com as leis de direitos autorais da UE, de acordo com a BBC.

Além disso, imagens artificiais ou manipuladas, conteúdo de áudio ou vídeo (deepfakes) precisam ser claramente rotulados, disse o Parlamento Europeu.

O ato está na vanguarda do enfrentamento de riscos e ameaças potenciais que a tecnologia pode trazer para a humanidade, disse Liu Wei, diretor do laboratório de interação homem-máquina e engenharia cognitiva da Universidade de Correios e Telecomunicações de Pequim ao Global Times. Ele disse que os potenciais efeitos negativos e questões éticas da tecnologia de IA já surgiram, como fotos ou vídeos falsos para manipular as percepções das pessoas e a opinião pública.

A adoção do ato significa que se as empresas chinesas de IA quiserem entrar no mercado europeu, elas devem primeiro garantir que seus produtos e tecnologias atendam aos padrões e requisitos. Isso pode exigir que as empresas invistam mais recursos e tempo em pesquisa e desenvolvimento para garantir a conformidade técnica, disse Liu.  

O especialista chinês disse que a UE tem lutado para acompanhar a China e os EUA nos desenvolvimentos de tecnologia de IA e tem grandes ambições de desempenhar um papel importante na governança global de IA.  

No futuro, tanto as empresas chinesas quanto americanas - principais players no desenvolvimento de tecnologia de IA - que procuram entrar no mercado europeu encontrarão um limiar mais alto de acesso ao mercado, impactando potencialmente sua competitividade na Europa, observou Liu.  

Nos últimos anos, a indústria de tecnologia da China se expandiu rapidamente no mercado europeu. Alibaba, Tencent e outras criaram centros de pesquisa e desenvolvimento ou filiais na Europa para cooperar com empresas locais.  

Em governança de IA, a China lançou uma série de regulamentações de IA, colocando o enfrentamento dos riscos de IA em uma posição-chave e também buscando um equilíbrio entre a regulamentação de IA e a preservação da inovação.  

O ato deve entrar em vigor em maio, após revisões finais e aprovação do Conselho Europeu. A implementação do regulamento terá início em 2025.

ARTIGOS RELACIONADOSNetizens furiosos depois de pagar por cursos online de baixa qualidade que afirmam ensinar sobre IA

Cursos online que ensinam as pessoas sobre inteligência artificial (IA) estão crescendo em popularidade, conforme as pessoas sentem a necessidade de ...

As tentativas de criar "quintal pequeno, cerca alta" no desenvolvimento de IA resultariam em erros com consequências históricas: Wang Yi

Sobre o desenvolvimento de inteligência artificial, o ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi enfatizou as tentativas de criar "quintal pequeno, cerca alta" em ...

Os booms da IA não causarão muita crise à literatura; cada avanço científico lhe dá novas asas: vencedor do Prêmio Nobel chinês

"A literatura nunca morrerá com o progresso da ciência", disse o vencedor chinês do Prêmio Nobel Mo Yan em ...

Visitantes, por favor deixem um comentário::

© 2024.cc777sitemap