Árvore do Mundo dos Jogos: Um Marco no Desenvolvimento de Jogos
A Árvore do Mundo dos Jogos é uma estrutura conceitual fundamental que orienta o design e desenvolvimento de videogames. Ela foi proposta pela primeira vez pelo designer de jogos Sid Meier em 1994 e,888pokerdownloadandroid - desde então, tornou-se um princípio orientador para os criadores de jogos.
A Árvore do Mundo dos Jogos é uma representação hierárquica do mundo do jogo, composta por três níveis principais:
Nível Básico:
O nível básico compreende as regras fundamentais do jogo, incluindo física, mecânica e sistema de pontuação. Estas são as bases sobre as quais o jogo é construído.
Nível Tático:
O nível tático envolve as decisões tomadas pelos jogadores em tempo real. Isso inclui escolhas de estratégias, gerenciamento de recursos e interação com outros jogadores.
Nível Estratégico:
O nível estratégico refere-se às decisões de longo prazo que os jogadores tomam. Isso inclui planejamento, definição de metas e gerenciamento de recursos.
A relação entre esses três níveis é como a de uma árvore, com o nível básico servindo como tronco, o nível tático como galhos e o nível estratégico como copa. Cada nível depende do outro para criar uma experiência de jogo coesa.
Benefícios da Árvore do Mundo dos Jogos:
A Árvore do Mundo dos Jogos oferece vários benefícios aos designers de jogos:
Estrutura Organizada: A árvore fornece uma estrutura clara e organizada para pensar sobre o design do jogo, permitindo que os designers gerenciem a complexidade de projetos de jogos.
Foco no jogador: Ao separar o jogo em diferentes níveis, a árvore ajuda os designers a se concentrarem nos aspectos do jogo que mais afetam a experiência do jogador.
Tomada de decisão informada: A árvore permite que os designers avaliem as implicações de suas decisões em vários níveis, garantindo que as escolhas estratégicas sejam alinhadas com os objetivos gerais do jogo.
Iteração e refinamento: A estrutura hierárquica da árvore facilita a iteração e o refinamento do design do jogo, permitindo que os designers experimentem diferentes abordagens em cada nível.
Evolução da Árvore do Mundo dos Jogos:
Desde sua concepção inicial, a Árvore do Mundo dos Jogos evoluiu para incorporar novas tendências e tecnologias na indústria de jogos. Por exemplo:
Jogabilidade não linear: A árvore agora acomoda jogos com narrativas não lineares, permitindo que os jogadores explorem o mundo do jogo em várias ordens e façam escolhas que afetam o resultado da história.
Experiências multijogador: A árvore foi expandida para incluir jogos multijogador, fornecendo uma estrutura para gerenciar a interação entre vários jogadores em um ambiente compartilhado.
Realidade aumentada e virtual: A árvore evoluiu para incorporar as possibilidades oferecidas pela realidade aumentada e virtual, permitindo que os designers criem experiências de jogo imersivas que vão além das telas tradicionais.
Conclusão:
A Árvore do Mundo dos Jogos é um conceito fundamental na indústria de videogames. Ele fornece uma estrutura organizacional, um foco no jogador e um caminho para a tomada de decisão informada, permitindo que os designers criem experiências de jogo coesas e envolventes. À medida que a indústria continua a evoluir, a Árvore do Mundo dos Jogos continuará a ser uma ferramenta valiosa para os designers de jogos, guiando-os no desenvolvimento de jogos que cativam e inspiram os jogadores em todo o mundo.