Blackjack em JavaScript: Um Guia Passo a Passo
O Blackjack é um jogo de cartas popular que pode ser jogado online ou em cassinos físicos. O objetivo do jogo é chegar a 21 pontos ou o mais pag bet -próximo possível, sem passar. No Blackjack, os jogadores enfrentam o dealer, que é a banca.
Neste artigo, vamos criar um jogo de Blackjack simples usando JavaScript. Vamos abordar os fundamentos do jogo, desde a criação do baralho até a determinação do vencedor.
Criando o Baralho
O primeiro passo é criar o baralho de cartas. Em Blackjack, usamos um baralho padrão de 52 cartas. Podemos representar as cartas como um array de objetos, onde cada objeto representa uma carta individual:
```javascript
const baralho = [
{ valor: "Ás", naipe: "Copas" },
{ valor: "2", naipe: "Copas" },
// ... outras cartas no baralho
];
```
Embaralhando o Baralho
Depois de criar o baralho, precisamos embaralhá-lo para que as cartas sejam distribuídas aleatoriamente. Podemos usar a função sort() do JavaScript para embaralhar o baralho:
```javascript
baralho.sort(() => Math.random() - 0.5);
```
Distribuindo as Cartas
Agora que o baralho está embaralhado, podemos distribuir as cartas para o jogador e o dealer. Vamos criar duas variáveis, `maoJogador` e `maoDealer`, que representarão as mãos do jogador e do dealer, respectivamente:
```javascript
const maoJogador = [];
const maoDealer = [];
for (let i = 0; i < 2; i++) {
maoJogador.push(baralho.pop());
maoDealer.push(baralho.pop());
```
Calculando os Pontos
Para calcular os pontos de uma mão, precisamos somar os valores das cartas. As cartas numeradas valem seu valor nominal, enquanto as cartas com figuras (Valete, Dama e Rei) valem 10 pontos. O Ás pode valer 1 ou 11 pontos, dependendo da mão.
```javascript
function calcularPontos(mao) {
let pontos = 0;
for (let i of mao) {
if (i.valor === "Ás") {
pontos += 11;
} else if (i.valor === "Valete" || i.valor === "Dama" || i.valor === "Rei") {
pontos += 10;
} else {
pontos += parseInt(i.valor);
}
}
return pontos;
```
Jogo
Agora que podemos criar o baralho, embaralhá-lo, distribuir as cartas e calcular os pontos, estamos prontos para implementar a lógica do jogo:
1. O jogador acerta ou para até chegar a 21 pontos ou passar.
2. O dealer acerta até chegar a 17 pontos ou mais.
3. O vencedor é determinado comparando os pontos da mão do jogador com a mão do dealer.
```javascript
while (true) {
// Jogada do jogador
if (calcularPontos(maoJogador) < 21) {
// O jogador acerta
maoJogador.push(baralho.pop());
} else {
// O jogador para
break;
}
// Jogada do dealer
if (calcularPontos(maoDealer) < 17) {
// O dealer acerta
maoDealer.push(baralho.pop());
} else {
// O dealer para
break;
}
// Verificando o vencedor
const pontosJogador = calcularPontos(maoJogador);
const pontosDealer = calcularPontos(maoDealer);
if (pontosJogador === 21 && pontosDealer === 21) {
console.log("Empate");
} else if (pontosJogador === 21) {
console.log("Jogador venceu!");
} else if (pontosDealer === 21) {
console.log("Dealer venceu!");
} else if (pontosJogador > 21) {
console.log("Jogador passou!");
} else if (pontosDealer > 21) {
console.log("Dealer passou!");
} else if (pontosJogador > pontosDealer) {
console.log("Jogador venceu!");
} else if (pontosDealer > pontosJogador) {
console.log("Dealer venceu!");
} else {
console.log("Empate");
}
```
Conclusão
Este artigo forneceu um guia passo a passo para criar um jogo de Blackjack simples usando JavaScript. Abordamos os conceitos fundamentais do jogo, como criar o baralho, embaralhá-lo, distribuir as cartas, calcular os pontos e implementar a lógica do jogo. Ao seguir este tutorial, você pode criar seu próprio jogo de Blackjack e desfrutar de horas de diversão e aprendizado.